"Disse a flor para o pequeno Príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas." (Antoine Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe)


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

correr, chorar e gozar...

São as várias formas de perder o fôlego, de alívio de tensão, de prazer.
Um prazer suado, doloroso ou enebriante, mas das três maneiras sentimos o ar faltar, o corpo tremer e uma descarga de energia que parece trazer o ar do útero de volta aos pulmões (no nosso caso, no de vocês deve vir dos testículos, imagino!).
Experimente correr até achar que não vai dar mais, até quase cair, até perder o fôlego;
Ou chorar de verdade, aquele choro cheio de tristezas, de mágoas, de saudades (coloque uma música bem triste pra ajudar, e se estiver de TPM então...) chore aos berros, de soluçar até perder fôlego, e quando o ar vier lá das entranhas vocês vão entender o que eu digo... e porque a comparação é fisicamente válida!

Vamos deixar claro, nenhuma substitui a outra, por mais que prefira a terceira, as outras são igualmente necessárias!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Diário de Viagem - CUBA

02/01/07 . Varadero/ Havana/ São Paulo

Despedida do Elain e promessa de lhe enviar CDs com músicas brasileiras... aliás.. ainda tô devendo!

Viajamos o dia todo e aproveitamos pra fazer um balanço da viagem:
  1. VALE MUITO A PENA!!! Voltaria com certeza!

  2. Me fez ver o mundo comunista/socialista com outros olhos, mas como eles mesmos dizem: tudo tem seu lado bom e seu lado ruim!
  3. A classificação hoteleira daqui deve ir até as 10 estrelas, porque se esses eram os 5... rsss. (Havana Libre - Tryp Meliá/ Sol Palmeras Meliá Varadero). Brincadeiras à parte, as acomodações até poderiam ser melhores (a garota é exigente meixmo, hein Peçanha!), mas estavam de acordo, o que deixou a desejar foi a limpeza, principalmente dos guardanapos... Mas já me disseram que isso é cultural e também que é coisa de brasileiro ser muito limpinho! Então... releva-se!
  4. Vale levar umas blusinhas (pode ser qualquer uma basiquinha) e até Havaianas não para vender e fazer um dinheirinho como tenderíamos na Europa, mas pelo simples prazer da alegria nos olhos de quem nunca teria acesso a isso... (ah! não esqueçam os shampoos e sabonetes! balas e chicletes também são muito bem vindos)
  5. Havana é um prato transbordando para restauradores... quem sabe no próximo governo... Se bem que, pra que fachadas quando se tem varais?!?!
  6. Além do país ser quase 100% alfabetizado, a grande maioria da população de Havana fala mais de 2 línguas, portanto o famoso "no hablo español" não funciona... vai liberando a propina e pronto!
  7. As cubanas são peludas e devem ser fedidas, porque não têm shampoo nem sabonete, mas têm bigode!
  8. Fidel é tarado! Todos os uniformes (do aeroporto até o da sorveteria) são de mini-saias, que em algumas ficam BEMMMM minis!
  9. Varadero é um paraíso e o mar caribenho é sem palavras!
  10. E o resto, só vendo pra crer!
P.S.¹: Dricota, amei viajar com você, foi ótimo descobrir que somos realmente mais que primas, e que faz diferença ter uma amigona do mesmo sangue! Tks for all!

P.S.²: Apesar de ter amado tudo, é muito triste passar o Reveillon longe do Brasil, não tem aquela energia, animação, espírito de renovação coletivo, os fogos, os votos, e a esperança do futuro melhor que só nós temos! E mais triste ainda longe da família... (na próxima levo eles junto!)

P.S.³: Ainda acho que o melhor da viagem é a volta! Mas, sabe... já estou com saudades do Duty Free... ;-)

Diário de Viagem - CUBA

01/01/07 . Varadero

Dormimos muito! Perdemos o desayuno (tks God!) mas o queijo quente estava ótimo!

*só porque gostei do sorvete tiraram ele de circulação... saco!

*mais uma tentativa de fazer o passeio a vela... e mais uma vez vieram com o papinho da reservacion... saco!

Só nos restou o SOL! Que é sol de inverno e só queima as européias branquelas, mas tá valendo! E o MAR calmo, limpíssimo, perfeito... quase enruguei!
Almorzamos en el Steak, fora o garçon cheio das graças e dos olhares, a comida estava boa os guardanapos limpos e qualquer coisa é melhor do que o "filarante".

Mais SOL, praia e várias fotos da lua, do pôr-do-sol e várias tentativas de clicar os pelicanos... mas os bichinhos são muito rápidos...

Sol posto... vamos ao bar... mojito, cuba libre, e um papo ótimo com Elain, um GO com G maiúsculo, coisa rara lá... estamos mal acostumadas com o estilo Med de "organizar"..., ele gosta muito da música brasileira que conhece pelas novelas e é apaixonado por futebol, concorda que a vida é dura, mas diz que como todo regime tem seus lados bons e seus lados ruins, e como a maioria dos cubanos parece bem conformado com a situação.

Nosso último jantar foi en "El Criollo" na cia de dois gatos (gato bicho miau), sopa de frijoles y pollo Criollo pra mim e Ajido y Bistec pra Dri ambos com Arroz Congris... delíciiiiiaaaa! Regado a vinho Espanhol e pudin de pan de postre. Muy Bueno!


*até o Elain engana a gente... nada de ballet aquático... teve um showzinho muito parecido com todos os outros, mas esse diziam que era "Afro-Cubano" e o máximo de aquático que tinha era a proximidade da piscina...

Só nos restou beber e fumar + cuba livre + Partagás!
Acho que viciei nessa história...
E pra terminar a noite: Fred - right said Fred! I'm too sexy... hahaha (só pode ser o imã... é cada maluco que aparece..) um Alemão que achava que falava inglês... fácil...

Regalos: canecas, "bicharim", saída de praia!

Diário de Viagem - CUBA

31/12/06 . Varadero

9h30 - encontro com a guia pra falar o que a gente já sabia e aí, guess what? fila9 para fazer la reservacion para o jantar do Reveillon e depois de 1 hora só conseguimos pro mesmo restaurante de sempre...
Enfim ao SOL! um cubano simpático conseguiu cadeiras pra gente, pegamos toalhas e tudo de bom! nada pra fazer, nada pra pensar... fomos tentar fazer o passeio de vela (catamarã) mas precisava de reservacion (pqp... não aguento mais essa palavra)
Almoçamos no bar da praia mesmo, camarão... fritas... pollo... hamburguesa... cerveja... nada mal, e o melhor longe do "filarante"!!!

*as mesas de ping-pong sumiram bem quando queríamos jogar... evaporaram... nem sombra delas...

Descobri um sorvete muito bom, parece de creme com o bolacha picadinha... a lá "strawberry cheese cake"!
Banho, soneca e após algumas trocas de sandálias... prontas para a contagem regressiva!
Fizemos um brinde às 9:00 PM - hora da virada no Brasil e depois às 10:00 PM com a família argentina vizinha de mesa muito simpática!
Muita LAGOSTA, muito boa! Comemos muito bem! E fomos pra festa no estacionamento... isso mesmo... pra que praia, piscina, quando se tem um estacionamento! mas combinou com o super show do Cabaret Tropicuba! Só não foi pior que o Parisien...
Recebemos kits com língua de sogra, chapéu, corneta, confete, serpentina e 12 grãos de uva para os 12 desejos na contagem regressiva.
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ... FELIZ ANO NOVO!
Fomos pra praia pular as ondinhas e fumar nosso Edição Limitada PARTAGÁS! A lua estava linda e cheia, céu estrelado com direito até a estrela cadente...
Ingleses pedindo um trago do nosso charuto, um Ucraniano impagável, Arai, que queria levar a Dri pro "bungálo" dele e tudo que ele conseguia falar inteligível era "happy new year", "banana" e "champaign"! Foi "pizzzdeatss" nossa conversa! (ele só falava isso e acabamos não descobrindo o que significacva!)
Antes de ir dormir fizemos um pit-stop no Fun Pub que desta vez estava bem fun! Mas depois da 3a. vez que tocaram Shakira começaram a tocar salsa e outras músicas estranha aí fomos dormir!

Noite com saldo positivo, apesar de tudo... mas finalmente esse ano difícil acabou e começamos 2007 em grande estilo e com pé direito!

Diário de Viagem - CUBA

30/12/06 . Havana / Varadero

Malas prontas, último desayuno no sujinho e vamos à VARADERO!
Viagem agradável, com parada para mirar la mayor puente de Cuba com 113m e beber la mejor piña colada de Cuba! Boa mismo!
E logo chegamos!

*só porque desta vez não pegamos fila no check-in nosso quarto não estava listo... e nem ficou listo! Depois de 2 horas e da nossa cara muito feia arrumaram outro quarto.

Fomos felizes almoçar, comer à vontade... a-hã! Aí fizemos coleção de filas, recorde, fila6 pro macarrão, fila7 pro pescado, fila8 pra chapa de grelhados... pqp! Fora o povo desesperado e o cheiro de comida que fica na roupa... fomos rapidinho fazer una reservacion para os outros restaurantes.
Sol se pondo na praia, linda, limpa e com muito vento, pobres cabelos!
Jantamos quase sozinhas e quase sem comida... fomos beber mojitos e fumar puros no bar (quase passei mal) e depois dançar um pouco, bem pouco, o Fun Pub não tinha nada de fun, e a música não ajudava, então... dormir!

Diário de Viagem - CUBA

29/12/06 . Havana

Museo de la Revolucion
Armas, trajes, equipamentos, toda história daS revoluçÕES e uma réplica fantástica do Che e do Cienfuegos, praticamente saídos do Madame Tussaud!

Museo de Bellas Artes
Estranho, um prédio de arquitetura "mixta", pórtico de entrada gótico com panos de vidro... estranho... mas as obras expostas muito bacanas, principalmente as modernistas. Destaque para Rafael Blanco, que por sua vez não era modernista, mas amei o trabalho dele, estilo HQ...

Calle Obispo
Mais cortiços, pobreza e muita muita gente, parece uma 25 de março piorada (+suja + feia +pobre), mas vai melhorando, quanto mais perto da praça das armas, aí fica uma rua bem turística, mais bem cuidada. Na Praça das Armas destaque para a feira de livros e jornais antigos originais.

Catedral de San Cristóbal
Linda! Barroco gótico, como a maioria, o altar não tem Jesus na cruz, mas tem várias imagens de santos. A praça em frente é um oásis, me pareceu uma mini praça central de Praga, ou da Itália, segundo a Dri.
*2 viejos safados, vestidos tipicamente, que não se deixavam fotografar gratuitamente...

La Bodequita Del Medio fila5
Com certeza o ponto alto de Havana! merecia repeteco! Ambiente feliz, com música ao vivo, atendimento excelente, as paredes cobertas de recados ods visitantes e fotos dos mais ilustres! E a comida... SENSACIONAL! (um arroz com feijão que eles chamam de arroz congris que não dá pra explicar o que é bom!)

Calle Oficio
Bem melhor conservada do que as outras, fica em Hanava Vieja, ponto mais turístico de Havana, fomos por ela até o Capitólio, aí o aspecto foi piorando, mas vale o passeio.

Praça da Revolução
Aquela que sempre aparece nos noticiários com o Obelisco ao fundo, e o prédio do Ministério do Interior com a "escultura" do Che.
Caminhada de volta por ruas escuras, nas quais nossas mães não passariam, mas sem perigo nenhum. A Dri achou que eu estava bancando a "cubana", mas logo chegamos conforme prometido e fomos tomar um sorvetinho no tão famoso "Copelia", tão bom quanto qualquer sorvete Nestlé, com cobertura pronta e granulado, segundo a Dri é igual ao sorvete da extinta Sorveteria Paulista da PG de 20 anos atrás...

* fomos convencidas de que ir ao "Parisien Cabaret" era muito melhor do que a "casa de la música"... se isso for verdade, essa tal de Casa deve ser o fim, ou pior, porque o Cabaret é o fim! Nunca vimos nada tão ruim... umas Carmens Mirandas que mal sabiam a coreografia... só valeu pelas risadas!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Diário de Viagem - CUBA

28/12/2006 . Havana

*despertador automático do telefone super moderno não funcionou...

Acordamos graças ao Nike embassado, mais conhecido como a pulseira que diz as horas, embassadas, mas diz...
Super desayuno, tinha até arroz e feijão, mas os ovos e as panquecas eram feitos sempre na mesma panela... sem lavar! que horror... rsrsrs
Fila³ para comprar o ticket para Partagás e as pessoas da nossa frente são seeeeemmmpre as maaaaaaiiiisss leeeerrrdasss

* en Partagás aparece uma simpática pra avisar que era hora do almoço para esperarmos até as 12h, aí as 12h uma folgada tentou nos enganar dizendo que estava cerrado! quase tivémos que chamar o Masxxcarenhasxxx..

Para esperar as 12h fomos até a Feria de Artesania, estava cheio de cubanos que ficavam pedindo shampoo, sabonete, e coisas assim... acho que somos cheirosas!

Enfim Partagás: dia de festa (último dia de trabalho do ano), guia Tamara e grupo com Italianos ótimos... as instalações são um pouco sujinhas, é tudo manual, quem começa termina e cada um enrola em média 100 charutos por dia ao som de notícias pela manhã lidas por um senhor e alguma obra literária a tarde, o controle de qualidade distribui os charutos nas caixas por cor (degrade), porque a estética e a apresentação são tão importantes quanto a qualidade!

Capitólio
*a chata da porta fez questão de ver o ticket, que é claro que eu perdi, e despues de 2 horas procurando a chata foi embora e entramos mesmo assim...

Fomos no plenário aonde tem a Assembléia Anual, aquela que o Fidel não foi esse ano, e uma "simpática" tirou 2 fotos por 1,00 CUC... esse povo parece tão solicito...

Fila4 + 2h para o Restaurante LOS NARDOS, mas valeu! a comida era boa (menos o meu pescado massudo), enchemos a cara de BUCANERO e o garçon ficou parecido com o Andy Garcia...

Paseo del Prado

Um calçadão entre duas ruas, lindo, arborizado com banquinhos, leões e luminárias, un paseo bem agradável! e pra variar, mais cubanos "solicitos" que nos arrumou um Coco Taxi clandestino e por isso ficou sem a propina... o motorista era o mais belo exemplar da espécie (de verdade! babamos!), porém não pudemos fotografá-lo (mas olha só que nuca!)... ele poderia ser preso por transportar turistas!


BUENA VISTA SOCIAL CLUB en HOTEL NACIONAL de CUBA

show sentado, com luz acesa e público um pouco desanimado, mas vale pelo lugar e pela música e claro pela voltinha pelo Hotel, que tem uma vista linda do Malecon ainda mais com a lua cheia... que é claro que eu queria fotografar, mas nem com a super câmera da Dri foi possível... daí vem a frase do dia "O que as câmeras não captam, a alma guarda" (carol bortoloto 28/12/06)

*boloooo... até os Italianos estão de sacanagem... (to começando a achar que tenho problemas... e olha que dessa vez a Dri falou em italiano com eles... nem foi culpa do meu portunhol)

*o controle remoto apareceu!!! VIVA TEMOS TV!!!

Regalos: "cubanitas", pilão e posters da feria e muchos puros de Partagás!